Qual a melhor idade para aprender inglês?

Saber falar inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma habilidade essencial, não apenas no ambiente de trabalho de um adulto, mas principalmente no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças e adolescentes. A geração atual de pais, já cientes desse aumento da importância da língua inglesa, busca cada vez mais introduzir seus filhos desde cedo nesse idioma. Mas a dúvida que sempre fica é: quando é o melhor momento para começar?    

Fatos e dados

A resposta é bem simples: logo na primeira infância. Isso porque quando a criança começa logo cedo a aprender o inglês seu aprendizado dessa língua é mais efetivo e seu desenvolvimento cognitivo em geral é mais estimulado.

Aprender uma segunda língua na infância não causa confusão ou atraso no desenvolvimento da criança como se acreditava no passado. De fato, uma pesquisa da Universidade de Cornell mostra que crianças que aprendem um segundo idioma conseguem manter a concentração mesmo com estímulos externos melhor do que crianças que sabem apenas uma língua.

Além disso, um estudo recente com mais de 600.000 pessoas mostrou que é praticamente impossível se atingir um nível de proficiência na segunda língua similar ao de um nativo se não se começar a aprender o idioma antes dos 10 anos de idade.

Melhor jeito de se aprender inglês

O mesmo estudo de Cornell já citado mostra que a maneira mais efetiva para uma criança aprender uma segunda língua é vivenciar situações em que ela está imergida no idioma. A pesquisa mostrou que crianças aprendiam dessa maneira atingiam resultados em gramática em inglês similares a crianças nativas.

Além da imersão no segundo idioma como regra geral para os pequenos, existem atividades mais indicadas para cada faixa de idade para potencializar o aprendizado. Este artigo de Harvard, por exemplo, recomenda:

Para crianças de 3 a 5 anos:

  • Brincadeiras de imaginação: estimula a interpretação de papéis com criação de regras para guiar suas ações.
  • Contar histórias: inicialmente, as histórias inventadas pelas crianças são simples e curtas. Porém, conforme elas criam enredos mais complexos, elas praticam guardar e manipular informações em suas memórias.
  • Desafios de movimento com música e jogos: contribuem para a reduzir inibição e desenvolvem o ritmo e a memória.

Para crianças de 5 a 7 anos:

  • Jogos de cartas e tabuleiros: estimulam a concentração, a memória e a flexibilidade cognitiva ao colocarem as crianças em situações em que precisam conhecer as regras, traçar estratégias e adaptar seus planos conforme as ações de outros jogadores.
  • Brincadeiras ativas: exigem atenção e respostas rápidas, além de monitoramento contínuo da brincadeira e auto-controle.
  • Atividades silenciosas de reflexão (quebra-cabeças, labirintos, jogos de lógica, adivinhação, etc): exercitam a habilidade de resolução de problemas e de categorização de informações ou padrões.

Comece cedo

Expanda o desenvolvimento de seu filho logo cedo, introduzindo o inglês assim que possível em seu dia-a-dia. O importante é possibilitar esse contato com a língua de uma maneira natural e sem pressão, evitando traduções diretas entre o português e o inglês. Por exemplo, ao invés de ensinar para seu filho de 2 anos que “’cachorro’ em inglês é ‘dog’”, apenas aponte para o animal ou um desenho e diga “dog”. Dessa maneira, a criança internalizará a língua como um nativo: em situações do cotidiano.

O inglês da Pingu’s English School

A metodologia da escola de inglês Pingu’s English foi desenvolvida exclusivamente para crianças a partir dos 2 anos. Todo o material didático e a estrutura de aulas são voltados ao aprendizado de forma divertida e natural e as atividades são adaptadas para as habilidades e interesses específicos de cada criança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s